Provas de sidras nos pomares da Sidrada no Bombarral
A marca bombarralense Sidrada lançou uma oferta turística pioneira na zona Centro de Portugal. Trata-se de provas de sidras e espumantes de sidra nos pomares de maçã e pera rocha situados na vila do Bombarral.
Nestas visitas guiadas de hora e meia aos pomares são explicadas todas as etapas da fabricação das sidras artesanais e 100% naturais da Sidrada, desde a plantação das árvores, aos tratamentos, colheita e a transformação do fruto nas bebidas.
Liliana Nobrega, responsável pela comunicação da marca, conta que o objectivo da iniciativa é “mostrar de onde vem a sidra, uma vez que as pessoas estão hoje distanciadas dos alimentos que consomem, não conseguem perceber a origem”. “Temos a vantagem de ter os pomares e de acompanhar todo o processo”, nota.
A experiência inclui a explicação das diferenças entre as diversas sidras e ainda a degustação das três variedades que a marca tem actualmente no mercado – Royal Gala, Três Maçãs e Pera Rocha do Oeste – assim como o espumante de sidra. “Além disso, poder explicar o processo de produção da sidra, ou vinho de maçã como muitas pessoas também lhe chamam, é um desafio extraordinário”, refere Liliana Nóbrega.
As visitas podem ser marcadas no site da marca (sidrada.pt), ou através do programa de vouchers Odisseias, que têm validade de dois anos. O custo varia entre os 15 e os 20 euros.
Liliana Nóbrega adianta que o programa, que está a dar os primeiros passos, tem uma primeira fase nos meses de Agosto e Setembro, que são de maior azáfama no pomar em nos quais as árvores estão carregadas de frutos, mas será para manter ao longo do ano.
O produto turístico da Sidrada é vendido por si, mas Liliana Nóbrega realça que estão já estabelecidas parcerias, tanto ao nível de estadia, com unidades de alojamento local, como com outros produtores e promotores de outros tipos de actividades. “A ideia é trabalhar em rede para diversificar a oferta turística da região e a sua qualidade”, observa.
Desta forma, o turismo associado à sidra, “que funciona muito bem no estrangeiro”, é visto como mais uma actividade que a região tem para oferecer. “Numa altura em que o nosso turismo está em decréscimo, queremos ser mais uma forma de divulgar o Bombarral e os destinos dos concelhos limítrofes”, acrescenta.
Notícia em Gazeta das Caldas
21 Agosto 2020